segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Elenilda de 12 anos é a nova promessa do judô piauiense


Uma garota de 12 anos é a nova promessa do judô piauiense.Elenilda da Silva já conseguiu medalha de ouro no Campeonato Norte Nordeste, em Bélem, e medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Judô 1, em Manaus, agora vai representar o Piauí  na competição em Minas Gerais, no dia 7 de setembro.

Estudante da Escola Municipal Parque Piauí, a judoca já é considerada a terceira melhor do país na sua categoria, até 30kg. Há apenas dois anos praticando o esporte, a menina fala como uma verdadeira campeã. Segundo ela, algumas lutas foram difíceis, mas está feliz com os resultados vem conseguindo e pretende melhorar ainda mais. “A minha primeira luta foi uma das mais difíceis, mas eu consegui vencer, não importa se consigo o primeiro, o segundo ou terceiro lugar, o importante é vencer, quero ser uma judoca olímpica e para isso irei treinar muito, quero ser igual à Sarah Menezes”, explica Elenilda.


A judoca mora na vila Afonço Gil e treina pelo Projeto Judô Shalon, no Núcleo de Assistência Integrada, no Centro de Referência da Assistência Social, Bairro Promorar, zona Sul da capital. O treinador, Wherberton Carlos Leite, conta que a atleta está conseguindo bons resultados e causando ótima impressão em suas competições a nível nacional.

“Técnicos de judô de todo o Brasil me ligaram impressionados com o desempenho dela, e de fato se saiu muito bem, afinal, não é todo mundo que participa de um campeonato nacional pela primeira vez e traz resultados tão bons, competindo com grandes atletas de outros estados, vencendo as competições”, pontua Wherberton.

Segundo Alcione Gomes, mãe da judoca, o único incentivo financeiro para Elenilda parte da escola. “Não temos patrocínio, os vizinhos e a equipe da Escola Municipal Parque Piauí realizam rifas, bingos, muitas atividades para arrecadarem dinheiro para comprar passagens e até mesmo o kimono. Vamos fazer de tudo para conseguir realiza o sonho dela, que é ser uma judoca olímpica”, finaliza a mãe, que acredita no sonho da filha.