quinta-feira, 7 de março de 2013

IFPI oferece Especialização em Desporto Escolar

O Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina Central, oferece curso de Especialização em Desporto Escolar. O principal objetivo do curso é a qualificação de professores, com o intuito de melhorar a qualidade do ensino do desporto nas aulas de educação física nas escolas das redes pública e privada.

O período de inscrição é de 18/12/12 a 08/03/13 e o valor é R$ 50,00.

A seleção será através da nota do índice de rendimento acadêmico, obtido no curso de graduação. No caso de empate será considerado classificado o aluno com mais idade. O resultado da seleção será divulgado no dia 11/03 no site do IFPI. E as matrículas ocorrerão de 12/03 a 22/03.

Público Alvo:

- Graduados em Educação Física e demais cursos superiores de áreas afins, reconhecidos pelo MEC;
- Alunos cursando o último módulo/bloco do curso de Educação Física;
- Alunos do curso de Educação Física do PARFOR – 2ª Licenciatura.

O curso funcionará de forma quinzenal aos sábados (08h às 12h e 14h às 20h) e aos domingos (08h às 12h) e terá uma carga horária total de 390 horas, abordando de forma preferencialmente prática os desportos mais praticados nas escolas.

Investimento: 18 parcelas de R$ 200,00 (duzentos reais) mensais.

INFORMAÇÕES: 

Coord. Geral do Curso:
Profº Sérvulo: (86)9822-0506 /8805-2706

Coord. Adjunto do Curso:
Profº Ricardo: (86)9942-7479 /8811-7737

Vereadores e secretária da Juventude se reúnem para implantar Conselho Anti-drogas


Os vereadores Edvaldo Marques (PSB), Celene Fernandes (PTdoB) e Samuel Silveira (PMDB) se reuniram com a secretária Municipal da Juventude, Karina Araújo, para tratarem da implantação do Conselho Municipal Políticas sobre as Drogas, no início da tarde desta quarta-feira(06). A reunião aconteceu no gabinete do vereador Edvaldo Marques com participação de Luiziane Santos, representante da Secretaria Municipal da Economia Solidária.

No encontro, os vereadores e a secretária discutiram formas de agilizar a implantação do conselho criado em 23 de julho de 2012. O órgão será ligado à Semjuv, mas a Câmara Municipal terá um representante e seu respectivo suplente.   

“É importante a cooperação dos poderes para a luta contra as drogas”, argumenta o vereador Edvaldo Marques. 

A secretária está constituindo uma comissão para a escolha dos membros do Conselho, que serão formados por representantes de secretarias municipais, da Câmara e de instituições da sociedade civil organizada e não-governamental. 

“Segundo a lei já sancionada, o Conselho tem o objetivo de planejar a política municipal sobre Drogas e o Plano Municipal de Política sobre Drogas, destinados ao desenvolvimento das ações de redução da oferta das drogas e tratamento de usuários, acompanhar o desenvolvimento das ações, além de estimular ações permanentes de sensibilização e mobilização da sociedade quanto às demandas sobre drogas no Município”, descreve Edvaldo Marques. 

Legenda: Luiziane Santos, vereador Edvaldo Marques, secretária Karina Araújo, vereador Samuel Silveira e vereadora Celene Fernandes. 

Crédito: Ascom Edvaldo Marques

quarta-feira, 6 de março de 2013

I Semana da Mulher

Com uma programação que envolve as mulheres timonenses nos debates sobre combate à violência, saúde, cultura, experiências solidárias e legislação, a Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, inicia nesta sexta-feira (01/03) a Semana da Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, dia 8 de Março.

Na segunda-feira (04/03), a partir das 8 horas, no auditório do Fórum Amarantino Ribeiro Gonçalves, o prefeito municipal de Timon Luciano Leitoa e os promotores Selma Regina Martins e Fernando Everllim, representando O Ministério Público do Maranhão e a delegada da Mulher de Timon, Wládia Holanda, fazem o lançamento da Campanha “Lei Maria da Penha Em Ação”, marcando uma parceria das instituições para conhecimento e aplicação da Lei Maria da Penha.

A secretária municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, professora Maria Divina de Sousa Silva, afirmou que, como em outras cidades de porte médio, as mulheres timonenses enfrentam sérios problemas, como a violência doméstica, hoje com índice significativo. “Neste sentido, já reunimos com a Delegada da Mulher de Timon e com as promotorias públicas, para traçarmos ações conjuntas voltadas a reduzir estes índices”, afirmou, acrescentando que a Secretaria da Mulher tem projetos voltados para saúde, educação, geração de emprego para as mulheres timonenses.

“O prefeito Luciano, sensível que é às questões sociais, em especial das mulheres, fará todo possível para implementar ações e projetos para fortalecer a cidadania das mulheres timonenses”, disse a secretária, professora Maria Divina de Sousa Silva.

De acordo com a secretária da Mulher, a programação da Semana da Mulher começa dia 1º de março com uma “Roda de Diálogo com mulheres urbanas e rurais”, no Centro Comunitário Sagrada Família, no bairro São Marcos. No dia 5, o médico mastologista Luís Airton fará palestra na Associação Recreativa dos Idosos de Timon (ARIT) sobre “Porque as mulheres devem se preocupar com câncer”.

No dia 6, a partir das 8 horas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Timon a delegada da Mulher, Dr. Wládia Holanda profere palestra sobre Violência no Campo e Na Floresta; e às 15 horas, no Centro de Convivência Júlia Almeida, a delegada do Menor Infrator, Idelzuite Rodrigues Matos, falará sobre a Lei Maria da Penha.

A programação continua no dia 7 com a 1ª Feira Cultural de Saberes e Troca de Experiências Solidárias, além de palestra da Delegada da Mulher, Wládia Holanda, no Centro de Artesanato Raimundo Nonato, no bairro Gurita. No dia 8, Dia Internacional da Mulher, haverá celebração religiosa no bairro Flores, no Centro e Pedro Patrício.

Fonte: Ascom Prefeitura

Professora da Educação Infantil Municipal lança livro falando do lado oculto do ser humano



O lançamento do livro “O Buraco e outros texto” da professora Fernanda Paz, Editora Multifoco, acontecerá no dia 15 de março no Clube dos Diários às 20h.

O livro “O BURACO” além de ser o título do principal texto da obra, é uma sugestão ao lado mais profundo do ser humano, tudo o que de alguma forma jogamos em um buraco a fim de ocultarmos dos outros e de nós mesmos.

O conceito principal é que situações cotidianas ou fictícias podem ser repassadas ao público de forma simples e acessível. A literatura está ao nosso lado a todo minuto, qualquer um de nós pode ser um personagem principal cheio de dilemas ou loucuras em uma história qualquer. Outro importante conceito é a alerta à rapidez do dia-a-dia que engole facilmente desejos e anseios impondo a cada um de nós “trabalhos forçados” e cabe a cada um encontrar sua fuga. A temática da feminilidade também é um conceito forte que permeia o livro, as características exclusivas e exageradas que faz da mulher o ser louco e admirável pela cena literária geral. 

Fernanda Paz é estudante de Artes plásticas na Universidade Federal do Piauí, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí. Trabalha com educação infantil na Prefeitura Municipal de Teresina e cursa especialização nesta área pela Universidade Federal do Piauí. Estudou teatro na Oficina Permanente de Teatro Procópio Ferreira. Participou da obra Antologia Transcultural de Poesia Feminina com organização de Algemira Mendes e Marleide Lins. 

Aqui está um trecho do capitulo:

“As moradias são do tamanho das humanas, com móveis de verdade. Só que estes são programados. A TV passa quase o dia inteiro ligada. Existem coisinhas parecidas com trilhos dentro da casa que fazem os bonecos se mover por ali bem como na rua.

Na casa que eu vivo, existem dois bonecos. Um feminino e outro masculino. De manhãzinha o boneco se levanta e se direciona para fora de casa, e passa o dia por lá mesmo. Acredito que seja uma espécie de trabalho, já que esporadicamente ele chega com coisas novas, as coisas que vemos na TV. A boneca vai para a cozinha. Eu fico por ali observando o movimento. Também aproveito pra ler. Há muitos livros, mas não são tocados. Acho que não existe ainda mecanismo de leitura nesses bonecos, apesar de se alimentarem e fazerem outras coisas dignas de humano.

Sinto-me estranha. Eles não conversam. Nada de sentimento, nada de afeto." 

(Moro numa cidade de bonecos, texto do livro “O BURACO e outros textos”, Fernanda Paz)

DPU/PI expande atendimento a assistidos


A Defensoria Pública da União representa o cidadão que não pode pagar por um advogado. No Piauí, dados mostram que a procura por esse tipo de serviço vem crescendo.


Nos últimos quatro anos, a Defensoria Pública da União no Piauí (DPU/PI) tem aumentado o atendimento jurídico a assistidos no Estado. O número de atendimentos em 2011 cresceu 14% se comparado a 2010 e entre 2011 e 2012 o avanço foi ainda maior, 22%. 

De acordo com o Defensor Público chefe Substituto da DPU/Pi, dr. Wagner Arauújo neto, a  progressão no número de atendimentos na Unidade está em consonância com o que ocorre nacionalmente em virtude da visibilidade que a DPU vem adquirindo em todo o país. A atuação de alguns núcleos da DPU, a impetração de ações civis públicas que foram destacadas pela grande mídia, a maior aproximação com o Ministério da Justiça e a parceria com algumas ONGs têm colaborado para a ampliação na oferta de assistência jurídica aos hipossuficientes.

O aumento no número de PAJs (Processos de Assistência Jurídica) na Unidade da DPU no Piauí tem sido influenciado por essa notoriedade nacional, que torna a Instituição mais conhecida e consequentemente mais procurada. Dr. Wagner Neto afirma que o número de contratação de servidores para a Unidade aliado à ação de tornar público o que antes era feito de maneira mais tímida também tem colaborado para esse crescimento. “Outro fator que tem contribuído para ampliar o atendimento pela Unidade no Piauí é que ela recebe as demandas trabalhistas, que só crescem, e grande parte do público que procura a Justiça do Trabalho é hipossuficiente, encaixando-se, portanto, no perfil de quem pode ser atendido pela DPU”, esclarece. 

A DPU atua contra a União, sua Autarquis, Fundações e órgão públicos federais (INSS, INCRA, FUNAI, Exército, marinha, Aeronáutica etc.) ou empresas públicas federais (Caixa Econômica Federal, Correios etc.). Atualmente a DPU/PI conta com sete Defensores e a sede da Instituição fica na Rua Rio Grande do Sul, 585, Ilhotas. o horário de atendimento ao público é de 8h às 12h e de 13h30 às 17h30. 

Fonte: Ascom DPU/PI