As inteligências estão divididas em sete tipos: musical, lógica, matemática, espacial, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Cada pessoa possui a capacidade de desenvolver uma ou outra habilidade de forma mais específica.
Inteligência Lógico e Matématica são pessoas com sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. Segundo Gardner, é a habilidade para explorar relações e categorias através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada. Também é a inteligência para lidar com séries de raciocínios, reconhecer problemas e resolvê-los. Crianças com essa aptidão demonstram facilidade para contar, fazer cálculos matemáticos e criar notações práticas de seu raciocínio.
A Inteligência Espacial dá a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais , além da atenção à detalhes visuais.
Inteligência Cinestésica refere-se a inteligência em criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo, usada em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. A criança dotada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais, demonstrando uma grande habilidade atlética ou uma coordenação apurada.
Inteligência Interpessoal se descreve como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas. Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores. Em crianças ela se manifesta como a habilidade para distinguir pessoas ou para perceber intenções e desejos de outras pessoas. Crianças especialmente dotadas demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianças, uma vez que são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros.
As escolas municipais desde cedo trabalham com os alunos focando estes sete tipos de inteligências através de projetos específicos voltada para uma educação de qualidade. O programa Escola Aberta, por exemplo, estimula os alunos a movimentarem o corpo em atividades esportivas e culturais. Assim como o programa Mais Educação, que proporciona aulas extras de artes, letramento, dança e teatro. Além disso, projetos como o UCA - Um Computador por aluno, trabalha nas crianças habilidades lógicas no uso das ferramentas tecnologicas.
Aulas nas férias e o Paralapracá são exemplos de projetos que estimulam o aprendizado através de bricandeiras e jogos, proporcionando a expansão das habilidades dos alunos para além da sala de aula. É exatamente onde os professores percebem as necessidades de cada aluno.
A Secretaria Municipal de Educação realiza ainda os Jogos das Escolas Municipais de Teresina (JETs), promovendo competições esportivas, e uma parceria com artista plástica Dora Parentes revela estudantes pintores todos os anos. Cada escola desenvolve também projetos proprios para tornar o aprendizado mais dinâmico, como rodas de leitura, contação de histórias infantis, jogos de matemática, entre outros, o que contribui para a percepção dos diferentes tipos de habilidade dos alunos.
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