sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

SEMEC trabalha Teoria das Inteligências Múltiplas na Educação



A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, revela que cada pessoa desenvolve com maior êxito uma determinada área, e que focalizando esta habilidade enquanto criança, nas escolas, o aluno terá um melhor desempenho escolar, facilitando o desenvolvimento das atividades também quando se tornarem adultos.

As inteligências estão divididas em sete tipos: musical, lógica, matemática, espacial, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Cada pessoa possui a capacidade de desenvolver uma ou outra habilidade de forma mais específica.


Quem possui habilidade para a inteligência musical, manifesta uma maior sensibilidade para ritmos, texturas, timbre e facilidade para produção de músicas. Crianças com essa habilidade percebe desde cedo diferentes sons ao seu redor e costuma cantar para si mesmo.

Inteligência Lógico e Matématica são pessoas com sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. Segundo Gardner, é a habilidade para explorar relações e categorias através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada. Também é a inteligência para lidar com séries de raciocínios, reconhecer problemas e resolvê-los. Crianças com essa aptidão demonstram facilidade para contar, fazer cálculos matemáticos e criar notações práticas de seu raciocínio.


A Inteligência Espacial dá a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a inteligência dos artistas plásticos, dos engenheiros e dos arquitetos. Em crianças pequenas o potencial especial nessa inteligência é percebido através da habilidade para quebra-cabeças e outros jogos espaciais , além da atenção à detalhes visuais.

Inteligência Cinestésica refere-se a inteligência em criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo, usada em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza. A criança dotada na inteligência cinestésica se move com graça e expressão a partir de estímulos musicais ou verbais, demonstrando uma grande habilidade atlética ou uma coordenação apurada.

Inteligência Interpessoal se descreve como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos, motivações e desejos de outras pessoas. Ela é melhor apreciada na observação de psicoterapeutas, professores, políticos e vendedores. Em crianças ela se manifesta como a habilidade para distinguir pessoas ou para perceber intenções e desejos de outras pessoas. Crianças especialmente dotadas demonstram muito cedo uma habilidade para liderar outras crianças, uma vez que são extremamente sensíveis às necessidades e sentimentos de outros.



Inteligência intrapessoal é o correlativo interno da inteligência interpessoal, isto é, a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e ideias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios, a capacidade para formular uma imagem precisa de si próprio e a habilidade para usar essa imagem para funcionar de forma efetiva. Como esta inteligência é a mais pessoal de todas, ela só é observável através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, ou seja, através de manifestações linguisticas, musicais ou cinestésicas.

As escolas municipais desde cedo trabalham com os alunos focando estes sete tipos de inteligências através de projetos específicos voltada para uma educação de qualidade. O programa Escola Aberta, por exemplo, estimula os alunos a movimentarem o corpo em atividades esportivas e culturais. Assim como o programa Mais Educação, que proporciona aulas extras de artes, letramento, dança e teatro. Além disso, projetos como o UCA - Um Computador por aluno, trabalha nas crianças habilidades lógicas no uso das ferramentas tecnologicas.

Aulas nas férias e o Paralapracá são exemplos de projetos que estimulam o aprendizado através de bricandeiras e jogos, proporcionando a expansão das habilidades dos alunos para além da sala de aula. É exatamente onde os professores percebem as necessidades de cada aluno.

A Secretaria Municipal de Educação realiza ainda os Jogos das Escolas Municipais de Teresina (JETs), promovendo competições esportivas, e uma parceria com artista plástica Dora Parentes revela estudantes pintores todos os anos. Cada escola desenvolve também projetos proprios para tornar o aprendizado mais dinâmico, como rodas de leitura, contação de histórias infantis, jogos de matemática, entre outros, o que contribui para a percepção dos diferentes tipos de habilidade dos alunos.