quarta-feira, 6 de março de 2013

DPU/PI expande atendimento a assistidos


A Defensoria Pública da União representa o cidadão que não pode pagar por um advogado. No Piauí, dados mostram que a procura por esse tipo de serviço vem crescendo.


Nos últimos quatro anos, a Defensoria Pública da União no Piauí (DPU/PI) tem aumentado o atendimento jurídico a assistidos no Estado. O número de atendimentos em 2011 cresceu 14% se comparado a 2010 e entre 2011 e 2012 o avanço foi ainda maior, 22%. 

De acordo com o Defensor Público chefe Substituto da DPU/Pi, dr. Wagner Arauújo neto, a  progressão no número de atendimentos na Unidade está em consonância com o que ocorre nacionalmente em virtude da visibilidade que a DPU vem adquirindo em todo o país. A atuação de alguns núcleos da DPU, a impetração de ações civis públicas que foram destacadas pela grande mídia, a maior aproximação com o Ministério da Justiça e a parceria com algumas ONGs têm colaborado para a ampliação na oferta de assistência jurídica aos hipossuficientes.

O aumento no número de PAJs (Processos de Assistência Jurídica) na Unidade da DPU no Piauí tem sido influenciado por essa notoriedade nacional, que torna a Instituição mais conhecida e consequentemente mais procurada. Dr. Wagner Neto afirma que o número de contratação de servidores para a Unidade aliado à ação de tornar público o que antes era feito de maneira mais tímida também tem colaborado para esse crescimento. “Outro fator que tem contribuído para ampliar o atendimento pela Unidade no Piauí é que ela recebe as demandas trabalhistas, que só crescem, e grande parte do público que procura a Justiça do Trabalho é hipossuficiente, encaixando-se, portanto, no perfil de quem pode ser atendido pela DPU”, esclarece. 

A DPU atua contra a União, sua Autarquis, Fundações e órgão públicos federais (INSS, INCRA, FUNAI, Exército, marinha, Aeronáutica etc.) ou empresas públicas federais (Caixa Econômica Federal, Correios etc.). Atualmente a DPU/PI conta com sete Defensores e a sede da Instituição fica na Rua Rio Grande do Sul, 585, Ilhotas. o horário de atendimento ao público é de 8h às 12h e de 13h30 às 17h30. 

Fonte: Ascom DPU/PI

Nenhum comentário: