quarta-feira, 6 de março de 2013

I Semana da Mulher

Com uma programação que envolve as mulheres timonenses nos debates sobre combate à violência, saúde, cultura, experiências solidárias e legislação, a Prefeitura de Timon, através da Secretaria Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, inicia nesta sexta-feira (01/03) a Semana da Mulher, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, dia 8 de Março.

Na segunda-feira (04/03), a partir das 8 horas, no auditório do Fórum Amarantino Ribeiro Gonçalves, o prefeito municipal de Timon Luciano Leitoa e os promotores Selma Regina Martins e Fernando Everllim, representando O Ministério Público do Maranhão e a delegada da Mulher de Timon, Wládia Holanda, fazem o lançamento da Campanha “Lei Maria da Penha Em Ação”, marcando uma parceria das instituições para conhecimento e aplicação da Lei Maria da Penha.

A secretária municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, professora Maria Divina de Sousa Silva, afirmou que, como em outras cidades de porte médio, as mulheres timonenses enfrentam sérios problemas, como a violência doméstica, hoje com índice significativo. “Neste sentido, já reunimos com a Delegada da Mulher de Timon e com as promotorias públicas, para traçarmos ações conjuntas voltadas a reduzir estes índices”, afirmou, acrescentando que a Secretaria da Mulher tem projetos voltados para saúde, educação, geração de emprego para as mulheres timonenses.

“O prefeito Luciano, sensível que é às questões sociais, em especial das mulheres, fará todo possível para implementar ações e projetos para fortalecer a cidadania das mulheres timonenses”, disse a secretária, professora Maria Divina de Sousa Silva.

De acordo com a secretária da Mulher, a programação da Semana da Mulher começa dia 1º de março com uma “Roda de Diálogo com mulheres urbanas e rurais”, no Centro Comunitário Sagrada Família, no bairro São Marcos. No dia 5, o médico mastologista Luís Airton fará palestra na Associação Recreativa dos Idosos de Timon (ARIT) sobre “Porque as mulheres devem se preocupar com câncer”.

No dia 6, a partir das 8 horas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Timon a delegada da Mulher, Dr. Wládia Holanda profere palestra sobre Violência no Campo e Na Floresta; e às 15 horas, no Centro de Convivência Júlia Almeida, a delegada do Menor Infrator, Idelzuite Rodrigues Matos, falará sobre a Lei Maria da Penha.

A programação continua no dia 7 com a 1ª Feira Cultural de Saberes e Troca de Experiências Solidárias, além de palestra da Delegada da Mulher, Wládia Holanda, no Centro de Artesanato Raimundo Nonato, no bairro Gurita. No dia 8, Dia Internacional da Mulher, haverá celebração religiosa no bairro Flores, no Centro e Pedro Patrício.

Fonte: Ascom Prefeitura

Nenhum comentário: